sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ciclo de Palestras


Fala galera! Já estava quase aposentando meu blog, pois já fazia um bom tempo desde que escrevi uma postagem pela última vez. Mas o fato é que tivemos muito trabalho burocrático para resolvermos esse mês e, o mais importante, como não houve registros de ocorrência de incêndios (ROI), trabalhamos na questão da conscientização ambiental nos municípios de Jateí-MS, Fátima do Sul-MS e Vicentina-MS.

Na verdade, podemos dizer que foi praticamente o nosso primeiro ciclo de palestras contando sobre como, onde, quando e porquê a Brigada faz o trabalho que faz. Confesso que para mim, trabalhar com crianças e adolescentes é uma terapia (mesmo que muitos exagerem na bagunça), pois é com flexibilidade que podemos conduzir as nossas relações sociais da melhor forma possível.

Durante toda a semana do feriado da Proclamação da República, 15 de novembro o de 2010, estivemos trabalhando com a Central Energética Vicentina e a Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna no que diz respeito a palestras sobre qual o nosso papel e como podemos melhorar cada vez mais o meio ambiente no qual estamos incluso e, portanto, somos responsáveis pelo seu zelo. Além disso, os alunos desta escola foram levados até a Usina Sucro-alcooleira para conhecer a produção da mesma e, em frente a sua localizaçào fizeram um reflorestamento destinado ao crescimento de várias espécies de plantas nativas regionais. Essas atividades foram denominadas Projeto Replantar.

A operação foi um sucesso e, devido ao mesmo, fomos convidados para apresentar o nosso trabalho aos alunos da Escola Vicente Palotti em Fátima do Sul-MS. Onde também houve um teatro com os alunos abordando a importância de não usar o fogo para fins de atividades agrícolas. Mais uma vez, fomos muito bem recebidos e, sem dúvida foi a platéia a qual mais me empolguei falando sobre meio ambiente, tendo em vista que eu via em cada um deles o interesse e admiração (direta e indiretamente) em cada slide com minha explicação.

Por fim, nesta última sexta-feira 26 de novembro de 2010, fomos ao distrito Vila Rica de Vicentina-MS realizar as mesmas explanações aos alunos e professores de lá. Ainda que o nosso trabalho seja de forma temporária. Sinto que deixaremos o Prevfogo (pelo menos por este ano) com a sensação de dever cumprido. Pois em cada lugar que passamos nos apresentando e o nosso trabalho, deixamos sementes plantadas que, se irrigadas com frequência, darão frutos ricos e formosos num futuro muito próximo. É isso aí! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário