quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Operação Labareda


Fala galera! Como prometi em post anterior, hoje estou aqui escrevendo para detalhar um pouco mais sobre como foram os trabalhos e a estadia de uma forma geral da equipe de Mato Grosso do Sul (MS), composta por 35 combatentes, no estado de Rondônia.

Primeiro, foi uma emoção muito grande poder ser um passageiro de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Chegamos em Porto Velho-RO após aproximadamente 4 horas e 30 minutos de vôo. Na mesma madrugada partimos rumo ao município de Cujubim-RO (uns 160 kms da capital), onde por lã ficariamos até que a situação estivesse sob controle.

E assim foi, foram 7 dias de intensos combates naquela cidade, um lugar totalmente diferente de Jateí-MS, afinal, o clima é absurdamente quente, o relevo é acidentado e a vegetação se resume a mata fechada. Fatores esses que dificultaram ainda mais as atividades dos 186 (cento e oitenta e seis) combatentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) naquela região.

No entanto, com muita eficiência e fé em Deus, conseguinos entregar a situação à população da mesma forma como eles esperavam de nós – tranquilizada. Sendo assim, já não era mais necessário um contigente de mais de 100 (cem) combatentes em Cujubim-RO.

Dessa forma, partimos para o Parque Nacional Campos Amazônicos, localizado na fronteira entre os estados de Rondônia e do Amazonas. Pois fomos informados de que a situação estava bastante crítica por lá.

Saímos de Porto Velho-RO rumo a esse novo destino às 7hs da manhã e, chegamos ao Parque por volta das 11hs da noite (uma viagem estupidamente massante).

Porém, Deus está do nosso lado e resolveu poupar-nos de mais um ardo trabalho, tendo em vista a força como caiu a chuva no Parque Nacional Campos Amazônicos.

Sem mais situações a nível nacional em Rondônia até o presente momento, fomos informado que regressaríamos a Campo Grande-MS no dia 07 de setembro de 2010. Totalizando assim, uma quantidade de 17 (dezessete) dias a serviço pelo bem-estar do povo de Rondônia e região.

As fotos dessa missão, denominada de Operação Labareda, podem ser conferidas no TwitPic (ao lado), através de minha conta no Twitter (@rickboquinha). Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário