sábado, 12 de dezembro de 2009

Educação Brasileira: Nota ZERO


Ladies and gentleman, estou muito contente desde quinta-feira a noite, pois já se encerraram todas as minhas obrigações na faculdade e, essa é minha primeira postagem como Bacharel em Relações Internacionais. Agora, começa uma das batalhas pessoais mais difíceis: encontrar um emprego na área na qual o universitário estudou.
Graças a Deus, minha mente é completamente uma turnê pelo mundo e, portanto, já vieram muitas idéias e pelo menos uma tem que dar certo né? Rsrs... muito bem, pra começar de baixo havia planejado ser um professor aqui em Jateí/MS por pelo menos um ano nas disciplinas de inglês e/ou espanhol. Praticamente já estava tudo certo e nem estava tão preocupado em fazer um pé-de-meia, pois o trampo estava quase garantido. Pois bem, estava navegando no website da Secretaria da Educação do Estado de Mato Grosso do Sul para me inscrever como professor contratado, até que "perdi o controle, derrapei e capotei o carro" numa curva chamada burocracia (ou como minha mãe diz há um bom tempo, BURROcracia).
Só podem se inscrever os graduados em cursos de licenciatura porque, segundo o governo, são os únicos preparados a lidar com o ensino-aprendizagem e, portanto, educar a futura geração desse país. Até quando a Educação brasileira vai ficar dormindo e ver que nosso sistema precisa de mudanças urgentes? Hoje, está bem mais do que claro que nossos alunos são muito distintos do que éramos há 10, 20 e até 30 anos atrás. Inovação é a chave, fale pra mim quem é melhor em ensinar línguas estrangeiras do que um profissional de Relações Internacionais?
Sendo assim, agora tenho que recomeçar da estaca a zero. Mas num há nenhum problema, pois nessa quinta, se Deus quiser, estarei embarcando pra Asunción/PY e farei uma análise do mercado de trabalho, ainda que sei que a amplitude não é lá essas coisas, creio que alguma coisa deve haver por lá, assim com em Dourados/MS já existe. Agora é correr atrás e esperar pra ver e saber se um revés vai acontecer na minha vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário