quinta-feira, 18 de março de 2010

Chamá-los de Índios sim, mas de Brasileiros é ainda melhor


Pessoal, como disse em postagem anterior.... isso foi mais ou menos o que escrevi na redação do concurso da FUNAI

Primeiramente, antes mesmo de questões de ascendências étnicas e traços que identifiquem os brasileiros a uma determinada cultura, todos nós possuímos deveres e direitos que contribuem e pesam na consolidação democrática da República Federativa do Brasil.
No entanto, é bem verdade e incontestável que os nativos ainda sofrem dificuldades para uma aceitação majoritária como integrantes da sociedade geral.
Adentrando na questão da cidadania propriamente dita, acredito que antes mesmo de discutirmos acerca do quão longe avançamos em relação à igualdade entre indígenas e sociedade geral, é de fundamental importância a educação e abordagem sobre o assuntos nas escolas públicas e privadas, bem como em demais lugares, por exemplo, shoppings, praças, ruas entre outros. Isso, para que a aceitação popular com o índio aconteça de forma natural e consecutiva.
Cabe ressaltar aqui também que é função da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) despertar o interesse coletivo às causas indígenas do Brasil, e convenhamos que este órgão tem pisado muito na bola quanto a isso (para usarmos um termo futebolístico com o Mundial da África do Sul tão próximo).
Sendo assim, não é um "privilégio" exclusivo dos índios o sofrimento de preconceitos nesse país, basta fazermos um levantamento histórico também sobre as condições sócio-econômicas dos afro-descendentes no Brasil. É uma questão de educação.

Um comentário:

  1. Em destaque, ao assunto muito bem lembrado que por mais que tenha sobre os índios muito preconceito ainda, em relação aos afro-descendentes também a muito ainda. Mais o mundo ficara melhor no dia que todos tiverem humildade como base NE sua educação, pois quem é humilde respeita, não privasse sobre os outros e sempre é humilde para saber que preconceito é uma falta de conceito... By Eliton

    ResponderExcluir